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10/08/2017
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Automóvel deixa de ser o prêmio principal das campanhas de Dia dos Pais
Por: Daniela dos Santos
Fonte: GS Group
Shopping mudam estratégia e apostam em adegas e cervejeiras para atrair clientes
 
O automóvel perdeu espaço, pela primeira vez, nas campanhas de shopping centers para o Dia dos Pais. É o que aponta o estudo Orange Paper, realizado em sondagens a 192 shoppings pelo GS Group. Em 2017, os carros foram  o prêmio princial de 20% dos sorteios - número inferior aos itens relacionados à casa e ao lazer, que anotam 30% dos prêmios. O uso de automóveis como prêmio de sorteios caiu em 2017 pelo terceiro ano consecutivo: em 2015 foi adotado em 31% das ações e em 2016, em 24%.
 
Infográfico Orange Paper Dia dos Pais
 
Os centros de compra substituíram os automóveis por itens com características mais próximas à personalidade dos consumidores nas suas campanhas de sorteio. Boa parte das ações tenta atrair clientes com adega, minirrefrigerador, máquina de café e eletrônicos, além das cervejeiras. Segundo o diretor de Inteligência do GS Group, Fernando Gibotti, “o marketing dos shopping centers precisam se mexer mais para atender às expectativas reais do seu público, precisam sair do convencional”, afirma Gibotti. “Os estrategistas estão mais atentos e criativos na forma de atrair o consumidor”, completa. 
 
O próprio formato de sorteio cresceu na preferência das equipes de marketing dos centros de compras como estratégia para trazer mais clientes no período do Dia dos Pais. Neste ano, 48% dos shoppings fazem sorteios, diante de 43% no Dia dos Pais de 2016. A modalidade, no entanto, ainda está longe de alcançar o patamar de 2014, quando 70% dos shopping centers que realizaram algum tipo de ação promocional escolheram o sorteio de prêmios. 
 
A pesquisa Orange Paper mostra, ainda, que 56% dos centros de compras em território nacional elaboram algum tipo de campanha do Dia dos Pais, seja sorteio, seja campanha de compre e troque, seja uma ação cultural. No ano passado, 53% fizeram alguma campanha. Dos shoppings que realizam algum tipo de ação no Dia dos Pais de 2017, 60% optaram por campanhas de duração entre 1 e 15 dias.