Notícias
Notícias
Confira todas as matérias relacionadas ao varejo de shopping centers.


BUSCA DE NOTÍCIA
ANO:
MÊS:
TIPO:


06/02/2018
Notícias
Marcia Sola fala sobre Comportamento de Consumo no Road Show Fortaleza
Por: Daniela Santos
Fonte: Sem fonte
O Brasilshop Road Show, Congresso Itinerante de Varejo, Shopping e Franquias da Alshop, chega a Fortaleza em 14 de março para informar e movimentar o mercado por meio de palestras, apresentação de cases e mesas de negócios. 
 
Com uma população de 2,65 milhões de pessoas, Fortaleza é a quinta maior cidade do país em número de habitantes e a segunda maior do Nordeste. A cidade conta com 14 shoppings que somam 437 mil metros quadrados de Área Bruta Locável. Trata-se de um mercado competitivo, que expandiu de forma acelerada nos últimos cinco anos: entre 2013 e 2016 o foram inaugurados cinco novos shoppings e o Iguatemi, líder do mercado, ampliou sua ABL em quase 50%. 
 
Se, por um lado, os números são bons  para o consumidor –  que ganhou novas opções de locais para compra e lazer  – por outro, são desafiadores para o varejo, que enfrenta um mercado muito mais concorrido e consumidores mais exigentes do que há cinco anos atrás.
 
Consumidores: novos meios, novos relacionamentos
É nesse cenário que a palestrante Marcia Sola fará uma apresentação sobre perfis de consumo e a forma como o consumidor se relaciona com as marcas, lojas e shopping centers. A palestra "Tendência de consumo: o cliente no centro do seu negócio" irá abordar o comportamento dos consumidores brasileiros; apresentar alguns nichos que precisam ser explorados mais minuciosamente pelo varejo e tratar da experiência de compra, quesito cada vez mais importante na tomada de decisão do consumidor.
 
"Experiência de compra vai muito além do ambiente físico da loja e do atendimento. Começa quando cliente pensa em comprar o produto e continua muito depois que ele sai da loja", avalia a pesquisadora, que está há mais de 20 anos no mercado. "No passado, as pessoas compravam porque precisavam. Hoje as pessoas compram porque podem. Comprar é, antes de tudo, uma autoindulgência, uma forma de premiação. Eu compro o que eu quando, quando eu quero e como eu quero. Este é o novo lema do consumidor atual" adianta a especialista, pincelando um dos temas que abordará no evento.
 
Marcia reitera a importância de realizar um evento desse porte na capital cearense: "Vivemos em um país de dimensões continentais, com culturas e experiências muito diferentes. Sair do eixo SP-RJ representa uma oportunidade valiosa de trocar experiências, de entender as características locais e ver como elas estão em sinergia com outras capitais", diz.
Ela ainda faz um alerta: "A maior parte dos varejistas sente que está perdendo mercado e muitos culpam o comércio eletrônico. A verdade, no entanto, é que o maior inimigo do varejo físico não é o comércio eletrônico. O maior inimigo do varejo físico é a inércia", conclui.
 
Para assisitir à apresentação, anotar insights e tirar dúvidas, basta fazer a inscrição pelo e-mail vera.zerbib@alshop.com.br. A participação no evento é gratuita.
 
Serviço: Brasilshop Road Show - Fortaleza
14 de março 2018
Das 8h30 às 14h30
Hotel Gran Marquise - Av. Beira Mar, 3980 - Mucuripe, Fortaleza - CE
 
Para fazer parte do Brasilshop Road Show Fortaleza basta entrar em contato pelo e-mail vera.zerbib@alshop.com.br. O credenciamento de imprensa pode ser feito no endereço daniela.santos@alshop.com.br. Todos os palestrantes, bem como os porta-vozes a Alshop, estão disponíveis para entrevistas por telefone ou pessoalmente, na data do evento.