Vale Sul traz francesa Decathlon para São José dos Campos

Uma das características que faz do Vale Sul Shopping, em Sâo José dos Campos, no interior paulista, um dos centros de compras com maior potencial de crescimento em toda a região é o espaço. Ter terreno para expandir é vital para um shopping que se torna cada vez mais um referencial como centro de compras.

Com uma área de 65 mil m² ao lado destinada exclusivamente à expansão, o Vale Sul ainda possui uma área frontal onde também lança novos caminhos para o desenvolvimento da cidade: após trazer a Leroy Merlin em 2006, acaba de assinar com a gigante dos esportes Decathlon, que deverá inaugurar até o final do ano.

Com 34 anos de tradição e 480 lojas distribuídas por 20 países em todo mundo, a multinacional francesa vai ocupar um terreno de 18 mil m² com uma loja conceito: 4 mil m² de construção com pé-direito duplo de 12 m de altura. Essa área também vai gerar 1.000 vagas de estacionamento.

De acordo com o superintendente do Vale Sul Shopping, Antônio Carlos de Lima, o investimento inicial é estimado em cerca de R$ 11 milhões, sendo R$ 5 milhões por parte do grupo empreendedor do Vale Sul Shopping que fará toda infraestrutura e edificação (paredes mais telhado), além de obras de acesso (estacionamento e asfalto de uma rua lateral, entradas etc.), o que foi viabilizado no projeto com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos.

A loja terá acesso tanto pela Avenida Andrômeda como por uma rua lateral. O restante, cerca de R$ 6 milhões, seria investido pela multinacional francesa na finalização da obra, acabamento, além dos produtos, famosos no mundo inteiro. Isso, aliás, é o grande diferencial da Decathlon, já que a rede não só vende sua linha, mas os projeta e desenvolve tecnologia em seus 22 Centros de Pesquisa presentes em 18 países, os quais possuem cientistas e profissionais que estudam o movimento do corpo humano para aplicar no desenvolvimento de seus produtos.

A Decathlon possui as chamadas marcas Paixão, dez categorias de produtos que abrangem 65 esportes num total de 15 mil artigos oferecidos em suas lojas, divididos em nove grandes setores (gôndolas).”Atraindo empresas como a Decathlon, o Vale Sul está criando um pólo de venda de material esportivo não só para atender a cidade de São José dos Campos, mas toda a região”, diz Antônio Carlos de Lima. O superintendente ressalta que o próprio mix do Vale Sul, que possui a Gamaia Esportes e outras operações do setor, agrega valor a esse pólo esportivo juntamente com a Decathlon.

Segundo o gerente de marketing do Vale Sul, Robson Mikio Furuzawa, a chegada da Decathlon reafirma o Vale Sul como shopping regional, com o diferencial de oferecer esse pólo esportivo. É estimado que a unidade de São José dos Campos atraia por ano 200 mil clientes e tenha um montante em vendas que gire em torno de R$ 20 milhões. “É importante ressaltar que atraímos para a região uma das gigantes do esporte no mundo, que cria e desenvolve tecnologia em larga escala e a um preço acessível. Será uma revolução para o comércio de esportes do Vale do Paraíba”, diz.