Estudo realizado pela Cognizant, uma das empresas líderes mundiais em tecnologia e negócios, mostrou crescimento de compras de bens de consumo por meio digital até 2025. O e-commerce e o celular devem dominar o mercado, isso representa a mudança de um modelo de consumo em que os clientes visitam lojas físicas para um no qual os consumidores preenchem seus estoques com apenas um clique. A era digital mudou a tradicional relação entre marcas e o comércio.
O surgimento do e-commerce demonstrou às organizações como a transparência em termos de preço e processos de fabricação pode ser poderosa. Os consumidores querem saber como um produto é feito, de onde vêm suas matérias-primas e quem o fabricou. Eles também valorizam o que é dito em revisões online e nas redes sociais.
Em evento promovido pela Alshop, PÓS-RETAIL’S BIG SHOW DA NRF 2019”, a palestrante Regiane Romano, especialista em tecnologia, disse “Esqueçam o plástico. Agora eu pago com o rosto, com NFC, bitcoins, com SMS, ou até mesmo com a alma, que é a disponibilização dos meus dados”, brincou. Ela pontuou a reinvenção dos meios de pagamento para expansão e adequação do comércio e todas as mudanças que ocorrem diariamente no mundo, mudando a experiência de compra do consumidor e as novas exigências para os pontos de venda.