Depois de ter as vendas comprometidas por conta da pandemia, os shoppings centers começam a voltar ao normal, uma vez que houve crescimento de 34,8% nas vendas no primeiro trimestre de 2022. Ao descontar a inflação, a alta ficou na casa dos 22,2%. Além disso, o resultado é positivo em 8,5% se comparado com o mesmo período de 2019. Já nos três primeiros meses de 2020 e 2021 houve queda de 9,1% e 25,9%, respectivamente.
Apenas em março deste ano o crescimento foi de 132,5%, já em fevereiro a alta foi de 10,6% e em janeiro de 10%. Os shoppings da região Norte tiveram um crescimento de 42,7% nas vendas. Os do Sudeste tiveram alta de 38,1%, seguido pelo Centro-Oeste com 32,9% de aumento, do Nordeste com 31,6% de crescimento e do Sul com 28,5% de alta.
Contudo, o ticket médio das compras nos três primeiros meses deste ano caiu de R$ 138,38 para R$127,88, uma queda de 7,6%. Mas se comparar com 2020 houve alta de 9,5% e com 2019 teve crescimento de 13,8%.
No primeiro trimestre de 2022 também circularam muito mais pessoas nos shoppings, já que teve uma alta de 22,3% em janeiro, 24,2% em fevereiro e 153% em março, ao comparar com o mesmo período do ano passado. Em relação à projeção de crescimento, as vendas nos shoppings centers devem fechar o ano com alta de 17,3%, mas se descontar a inflação fica na casa de 9,2% de aumento.