A Telefônica, operadora de telefonia fixa líder do segmento, estuda uma parceria com redes varejistas como Pão de Açúcar e Carrefour e fabricantes de computadores como Dell, Lenovo e Positivo para chegar ao consumidor final com seu produto de banda larga, o Speedy, direto da loja.
A iniciativa é uma tentativa de se recolocar na liderança do fornecimento de banda larga no Estado de São Paulo, uma vez que a operadora foi passada pela concorrente Net Serviços, no fim do ano passado.
“São parcerias que ainda estão sendo estudadas e testadas, mas devem chegar logo ao mercado”, diz Fábio Bruggioni, diretor executivo para o segmento residencial da Telefônica.
Com a responsabilidade de levar acesso da banda larga a cerca de 2,5 milhões de pessoas no Estado de São Paulo, a Telefônica assinou semana passada o ingresso ao programa do governo do estado, um mês após sua concorrente NET.
Apesar do ato comemorativo durante a Campus Party – evento que reúne usuários de internet em São Paulo -, a operadora deve disponibilizar o produto a partir do próximo dia 24 de fevereiro.
Segundo Antônio Carlos Valente, presidente da Telefônica, o produto será gerido pela Ajato, empresa de banda larga da TVA, empresa do grupo Telefônica que fornece TV por assinatura.
Segundo Valente, a expectativa é de que ainda este ano, a operadora atinja a marca de 60 mil a 100 mil conexões no Estado.
O presidente da companhia ainda reiterou a possibilidade já ensaiada desde o final do ano passado de fechar contratos em condomínios populares, como os do CDHU, para o fornecimento via tecnologia Wi-Mesh (sem fio).
“O produto será oferecido num primeiro momento para a Grande São Paulo e deve usar das tecnologias sem fio e via cabo”, explica Valente.
O presidente da companhia justificou que a demora no fornecimento do produto foi em função da necessidade do desenvolvimento de tecnologia específica para as características do produto.