11
PRIMEIRO “CENTROCOMERCIALDE ESTILO INTERNACIONAL” DE SEUL
Subterrâneo
IFC Mall apresenta um design exclusivo para Seul e muito
diferente do varejo local na Coreia. O mall foi projetado para os
mais altos padrões internacionais por duas grandes empresas do
ramo: a Arquitectonica, de Miami (EUA) e a Benoy, do Reino
Unido. O empreendimento apresenta um design limpo e elegante
e inova por ter os três pisos no subterrâneo – apenas com uma
pequena entrada no nível da rua, onde foi criado o Pavilhão de
Vidro. Não há colunas nas vias e esta visão ininterrupta das
vitrines permite aos clientes se moverem de maneira desinibida
através do ambiente de compras espaçoso e com vários espaços
para descanso. E esse é o grande diferencial do empreendimento
em relação aos outros shoppings centers de Seul.
“A Coreia tem uma mentalidade muito semelhante ao Japão,
quando se trata de seus espaços comerciais ‘tradicionais’”,
afirma a Relações Públicas da Benoy para a Ásia, Brittany
Downes, em referência aos Sogos, um espaço de varejo
apertado e confuso, geralmente vertical, onde os clientes vão
apenas para realizar uma compra rápida. “Linhas de visão
deficiente, circulação restrita e layouts verticais são algumas
das características dos Sogos que estão contribuindo para o fim
deste estilo de desenho para o varejo na Ásia”, explica ela.
“Existe uma grande demanda por destinos de “lifestyle” por
toda a Coreia do Sul. O público deseja melhorar a qualidade de
vida urbana e encontrar novos destinos para gastar sua crescente
renda”, diz Brittany, pontuando que a Ásia será responsável por
42% do valor gasto no varejo mundial em 2020.