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O conceito para IFC Shopping Seoul foi o de criar um destino
de varejo e entretenimento para ancorar o desenvolvimento de
uma torre de uso misto, com status elevado, no famoso distrito
financeiro de Seul, Yeouido. As entradas são estruturas de vidro
de 17m e são a identidade simbólica do shopping. Outra área
do shopping é o IFC Gargen, que além de preencher o espaço
entre o transporte público e a entrada do mall, é utilizado como
“ponto de encontro” na hora do almoço e como galeria de
arte no restante do tempo, abrigando exposições temporárias
de pintores, escultores e artistas em geral. Esta área externa é
coberta com um gramado que as pessoas podem realmente pisar.
Já os dois átrios foram criados para proporcionar aos visitantes e
usuários do IFC Mall momentos de lazer e entretenimento, além
de ser utilizado para eventos internos. Os três níveis conferem
ao centro de compra a posição de protagonista do IFC, que além
do shopping conta com torres comerciais e um hotel – todos
eles interligados ao varejo. A moda está concentrada no piso B1.
Outros comércios foram agrupados no piso B2, enquanto o B3
abriga tudo o que está relacionado ao entretenimento.
“A inspiração do projeto de torres de ‘cristal’ do IFC atua como
a base para ligar a arquitetura de interiores de forma coesa com
o desenvolvimento da torre estabelecida”, esclarece Brittany.
Segundo ela, os “materiais foram cuidadosamente selecionados
e detalhes angulares e estruturados trabalham para converter o
conceito de inspiração para o design de sucesso”.
Entre as matérias-primas selecionadas para o interior do mall se
destacam a pedra natural e o vidro liso, que conferem um mix de
texturas, criando um contraste natural e intencional. Ao longo dos
corredores que levam aos banheiros foram criados mosaicos de
pedras empilhadas, do tipo ardósia, com uma aparência totalmente
natural e terrena. A elas, se intercalam cristais, que surgem como
“emergentes” da pedra natural – um recurso criativo e belo.
“A arquitetura interior é caracteristicamente angular e fortemente
estruturada para criar uma sensação holística em todo o
desenvolvimento, especialmente evidente nas bordas vazias
e notrabalho coluna. Um único motivo foi especificamente
projetado e utilizado em toda a decoração dos tetos e pisos para
reforçar o tema de cristal”, avalia a RP da Benoy.
São mais de 100 marcas espalhadas nos 40 mil metros
quadrados de área construída. Apesar de seu tamanho e escala, o
shopping foi recebido com relativamente pouco alarde levando
até a sua abertura. Isto pode ser devido a sua localização
bastante questionável deYeouido, que é um centro financeiro
movimentado por dia, mas se transforma em uma cidade
fantasma à noite e nos fins de semana. Entretanto, essa realidade
já está se alterando: desde a abertura do IFC Mall, muitas lojas
da redondeza estão em reforma e melhorando suas ofertas.
Estrutura
Mixenúmeros