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“Como podemos fazer mais com os recursos existentes?”, e,
“Como podemos ter mais inovação, mais dinamismo e menos
custos, enquanto nos diferenciamos da concorrência aos olhos
dos nossos clientes?”. Implementar o Gerenciamento do Ciclo
de Vida do Produto é a melhor alternativa (PLM, sigla em inglês
para Product Lifecycle Management). O PLM é uma estratégia
que aproxima o negócio do consumidor. De um lado, auxilia as
organizações a alcançarem os objetivos apontados acima e ainda,
de maneira contínua, reduz os custos de estocagem, aumenta a
qualidade da oferta e a percepção do consumidor. Por outro lado,
diminuem o “time to market”, ou seja, o intervalo de tempo entre
a concepção e a disponibilidade do produto no mercado.
O PLM pode ser definido como uma estratégia de gestão das
informações geradas nos processos que abrangem desde a
concepção do item, passando pelo design e desenvolvimento,
distribuição e logística, até que o produto esteja disponível para
o consumidor no ponto de venda.
A partir da sua utilização, é possível definir os processos
de negócios, seus indicadores de desempenho e o takt-time
(ritmo) em que eles devem acontecer. “Nos encontros da
AGR na NRF e com varejistas nacionais, entendemos que
estava na hora de trazermos o tema para o Brasil”, afirma
Ana Paula Tozzi, sócia da AGR Consultores. Para auxiliar
nessa missão, a AGR buscou a parceria de uma empresa
internacionalmente reconhecida, a WWA.
O sistema ainda é pouco utilizado no varejo brasileiro, mas não
devido a deficiências na sua implementação; para a consultora,
o setor – especialmente o que se dedica ao vestuário – precisa de
maturidade para implantar o PLM e usufruir dos seus benefícios.
Segundo Ana, as empresas nacionais estão divididas em dois
grupos no que se refere à maturidade: de um lado, estão os
grandes varejistas, profissionalizados e organizados. De outro,
estão grupos de empresas em fase de consolidação no mercado,
que em comum têm o crescimento agressivo.
Enquanto o primeiro grupo já estuda a implantação do PLM a
partir do próximo ano, o segundo grupo ainda se depara com
problemas operacionais básicos. “Ou seja, ambos têm desafios
significativos para os próximos anos”, considera a especialista.
SOLUÇÕes
CiclodeVida
COMO O PLM PODE CONTRIBUIR PARA GERENCIAR CICLO DE PRODUÇÃO,
DISTRIBUIÇÃO E VENDA DO SEU PRODUTO
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