47
A responsabilidade social é outra característica da marca, que de
tempos em tempos promove ações em prol de instituições como
as Casas André Luiz, a Associação de Assistência à Criança
Deficiente (AACD) e outras entidades menores, como creches.
Verticalização é um processo que continua forte na Barred’s.
A empresa, que anota crescimento anual de 5 a 10%, já
pensou em franquear a marca, mas a ideia está adormecida,
por enquanto. Por outro lado, a Barred’s teve que se render à
pressão mercantil e, há alguns anos, importa parte das coleções
– até para se manter up to date na linha fast fashion.
Cauteloso, o presidente da Barred’s pontua que o comércio já
não está tão forte quanto em alguns anos atrás. Mesmo assim
ele acredita que é possível, com uma estrutura enxuta, manter
produtos de qualidade com preço justo. “Nos últimos dois
ou três anos o varejo deu uma estabilizada. A partir de então,
a maturação de uma loja demora de 4 a 5 anos. Esse é um
momento para pensar sobre o mercado”, alerta ele.
A imersão no universo cibernético, com a criação da loja
virtual, aconteceu apenas no final de 2012. Em menos de
dois anos, as vendas pela internet já representam faturamento
semelhante “ao de algumas lojas”, na palavra do executivo. E
a tendência é crescerem ainda mais. “A loja online atende às
consumidoras da marca e, também, atrai novas consumidoras
para a Barred’s”, diz.
Mangabeira acredita que esse sucesso deve-se à credibilidade
que a marca estabeleceu junto às clientes nesses 40 anos de
atuação. “A cliente segue a marca porque ela traz benefícios”,
declara o presidente. Para ele, a consciência da qualidade do
produto, o preço justo praticado pela empresa e, principalmente,
a segurança de que receberá o pedido e que poderá trocar as
peças em qualquer um dos pontos de venda físicos da marca
incrementam o relacionamento com as consumidoras.
BARRED’S
BIG BRANDS
Vertical x horizontal