81
Cristina reiterou a importância do país para o varejo
mundial, tanto como opção de expansão das marcas
internacionais quanto da força das marcas brasileiras,
que estão sendo convidadas a se internacionalizarem e
implantarem pontos em outros países. “No franchising, o
Brasil está na moda, é tendência mundial”, disse.
“Além de expandir nossas exportações, as franquias
brasileiras têm desempenhado um papel importante na
consolidação da imagem positiva do país, como um
fornecedor de produtos de qualidade, com investimentos
em marcas e profissionalismo em serviços”, declarou o
Gerente de Internacionalização da Apex-Brasil, Juarez
Leal. Segundo ele, há uma crescente demanda de empresas
franqueadoras ou empresas brasileiras com interesse em
se tornar franquias (internacionais) por meio das soluções
em internacionalização da Apex-Brasil, principalmente
o suporte dos seus escritórios nos Estados Unidos, Cuba,
Colômbia, Angola, Emirados Árabes, China, Rússia
e Europa. Atualmente, a ABF conta com 204 marcas
internacionais entre os associados – e a previsão é de que
outras 30 marcas se associem em 2014.
Mas nem tudo são flores nesse mercado. Com faturamento de R$
115 bilhões em 2013, o setor já não anota crescimentos na casa dos
20%, como apurado alguns anos atrás. Problemas logísticos – com
o frete mais caro do mundo –, excesso de tributos e a baixa renda
dos brasileiros são apontados como os principais obstáculos para
a expansão das franquias. “Precisamos crescer a renda fortemente,
para aumentar a demanda e fortalecer o setor”, pontuou o Diretor
Executivo daABF, Ricardo Camargo. Ele acredita que a classe
D, principalmente, precisa ter a sua renda elevada para poder
compartilhar o mesmo desejo e poder de consumo da classe média.
AABF prega uma solução ampliada para o SIMPLES, com
maior abrangência e a expectativa de reposicionamento anual do
Nessa edição, aABF Franchising Expo teve Rodrigo Nogueira, o
Minotauro, como padrinho do Espaço Social da feira. O lutador
de MMA preside o Instituto Irmãos Nogueira, braço social da
Team Nogueira Franquias, e também lançou, durante o evento, a
expansão da sua rede de academias dedicadas às artes marciais.
“Nós ganhamos muito dinheiro com os negócios, com as franquias,
por que não retornar um pouco desse dinheiro para quem precisa?
Quem consegue fazer isso está de parabéns”, disse ele.
O evento também premiou as empresas que adotaram iniciativas
sustentáveis em seus estandes. Malwee Malhas, CachaçariaÁgua
Doce, TS Franquia e Ecojardim receberam o PrêmioABF Estande
Sustentável – que também foi entregue às montadoras responsáveis
pela preparação dos espaços. Ações de redução do consumo de
água e de energia elétrica, controle na geração e manejo de resíduos,
acessibilidade ao estande, utilização de materiais recicláveis
ou reutilizáveis, diminuição de CO
2
, distribuição de brindes
sustentáveis e diminuição do consumo de papel foram reconhecidas
pelaABF. “A chancela oferecida pela entidade valoriza a marca por
agir em prol da preservação ambiental, destacando-a na Feira e na
mídia”, ressaltou Cristina.
A próxima edição daABF Franchising Expo acontece entre os dias
24 a 27 de junho de 2015, no mesmo local.
INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MARCAS
OBSTÁCULOS
PAPEL SOCIAL
faturamento, sem que seja necessário enviar para o Congresso a
proposta – que demora em ser votada e aprovada. “Já nem falamos
mais em tributação, porque perdemos as esperanças. Houve diversas
propostas de reforma tributária, nenhuma aprovada ou em análise
no Congresso”, lembrou Camargo.
“Então, nós pedimos ao governo a simplificação dos tributos,
ação necessária para facilitar o recolhimento, e a simplificação do
sistema”, ressaltou ele, afirmando que há alguma coisa errada no
processo, que exige uma cadeia complexa de profissionais para
fazer os pagamentos adequadamente. “A população paga muito
imposto mas, como não tem retorno, precisa despender boa parte
da sua renda emmensalidades de escolas e planos de saúde, o que
inviabiliza o consumo”.